AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA
Quadrinhos são uma
manifestação artística autônoma, assim como são a literatura, o cinema, a
dança, a pintura, o teatro e tantas outras formas de expressão. São uma
forma de arte, uma mídia presente na civilização industrializada que nasceu e
cresceu como fruto da expansão dos meios de comunicação. Os quadrinhos não
nasceram com função pedagógica ou educativa, mas passaram a incorporá-la a
partir do momento que se tornaram meios de comunicação e, portanto, imbuídos de
ideias, símbolos e sentidos com o poder de formar ou reforçar opiniões.
Defender o uso dos
quadrinhos na sala na escola não os descaracterizam enquanto mídia popular. Há
quadrinhos de todos os tipos que podem desempenhar funções diversas conforme
o(s) objetivo(s) de quem o produziu. Os quadrinhos, acima de tudo, são uma
forma de lazer, de diversão.
As histórias em
quadrinhos são uma forma específica de leitura, têm características próprias
que lhe permitem uma interação com leitor diferente daquela que se obtém por
meio da leitura de um livro, por exemplo. A leitura dos quadrinhos não se
limita ao texto, mas estende-se à imagem, ajudando a formar habilidades mais
complexas de análise e contextualização.
São estas particularidades, dentre elas a integração entre texto e imagem, que
colocam os quadrinhos como um instrumento valioso para o desenvolvimento e
estímulo da leitura.
A necessidade de
estimular a leitura é urgente. É preciso estimular o gosto pela leitura,
independente do que o leitor deseje ler. Estamos condicionados a acreditar que
existe uma “boa” leitura e que ela está presente apenas nos livros. No entanto,
a boa leitura é aquilo que o leitor deseja ler, não importa se é uma revista em
quadrinhos, o caderno de esportes ou a revista de horóscopo. Quanto maior a
frequência com que uma pessoa lê diariamente, maiores as chances de ela desejar
ler mais e de variar o tipo de leitura.
Aulas com Tirinhas o aluno poderá aprender a:
·
Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
·
Ler e interpretar tirinhas;
·
Identificar os personagens nas tirinhas;
·
Produzir frases e textos a partir de uma tirinha;
·
Perceber e comparar a finalidade de um texto;
·
Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de
experiências em grupos.
Referencias: http://ney-educacao123.blogspot.com.br/2012/12/as-historias-em-quadrinhos-na-sala-de.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário