segunda-feira, 10 de abril de 2017

Infografia ou Infográficos






Infografia ou infográficos são um tipo de representação visual gráfica, que ajuda a apresentar dados e explicar questões complexas, conduzindo a uma melhor compreensão.Os infográficos jornalísticos costumam ser caracterizados pela junção de textos breves com representações figurativas e esquemáticas, cujo objetivo é a explicação de algum conteúdo para o leitor. Além do seu uso no meio jornalístico, podemos encontrá-los em manuais técnicos, educativos ou científicos, entre outras publicações.
Embora cientistas se utilizem mais frequentemente de artifícios gráficos tradicionais (como diagramas e gráficos estatísticos), eles também usam infografia enquanto ferramenta didática da visualização científica.
Sua origem: As raízes dos recursos usados na infografia têm sua origem na pré-história. Os primeiros mapas foram criados milênios antes da escrita. Os mapas mais antigos que se conhece foram encontrados na antiquíssima cidade de Çatal Hüyük, na Turquia, e datam de cerca de 6200 a.C., pintados numa parede. Em 1626, Christoph Scheiner publicou Rosa Ursina sive Sol, contendo uma variedade de diagramas para mostrar sua pesquisa astronômica sobre o sol. Ele usou uma série de imagens para explicar a rotação do sol no tempo (por manchas solares). Em 1786, William Playfair cria uma variedade de gráficos estatísticos usados até hoje, seu livro The Commercial and Political Atlas é repleto de gráficos que representam a economia no século XVIII na Inglaterra. Em 1857 , a enfermeira inglesa Florence Nightingale lançou mão de informação gráfica para convencer a rainha Vitória a melhorar as condições nos hospitais militares. O principal meio foi o gráfico circular (polar area diagram), uma combinação de gráficos de barras e de pizza empilhadas, descrevendo o número e as causas das mortes durante cada mês da Guerra da Crimeia.

Referencia onde encontrei: https://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia


Tipos de gráficos: cientifico/técnico/educativos






Nenhum comentário:

Postar um comentário