segunda-feira, 10 de abril de 2017

Infografia ou Infográficos






Infografia ou infográficos são um tipo de representação visual gráfica, que ajuda a apresentar dados e explicar questões complexas, conduzindo a uma melhor compreensão.Os infográficos jornalísticos costumam ser caracterizados pela junção de textos breves com representações figurativas e esquemáticas, cujo objetivo é a explicação de algum conteúdo para o leitor. Além do seu uso no meio jornalístico, podemos encontrá-los em manuais técnicos, educativos ou científicos, entre outras publicações.
Embora cientistas se utilizem mais frequentemente de artifícios gráficos tradicionais (como diagramas e gráficos estatísticos), eles também usam infografia enquanto ferramenta didática da visualização científica.
Sua origem: As raízes dos recursos usados na infografia têm sua origem na pré-história. Os primeiros mapas foram criados milênios antes da escrita. Os mapas mais antigos que se conhece foram encontrados na antiquíssima cidade de Çatal Hüyük, na Turquia, e datam de cerca de 6200 a.C., pintados numa parede. Em 1626, Christoph Scheiner publicou Rosa Ursina sive Sol, contendo uma variedade de diagramas para mostrar sua pesquisa astronômica sobre o sol. Ele usou uma série de imagens para explicar a rotação do sol no tempo (por manchas solares). Em 1786, William Playfair cria uma variedade de gráficos estatísticos usados até hoje, seu livro The Commercial and Political Atlas é repleto de gráficos que representam a economia no século XVIII na Inglaterra. Em 1857 , a enfermeira inglesa Florence Nightingale lançou mão de informação gráfica para convencer a rainha Vitória a melhorar as condições nos hospitais militares. O principal meio foi o gráfico circular (polar area diagram), uma combinação de gráficos de barras e de pizza empilhadas, descrevendo o número e as causas das mortes durante cada mês da Guerra da Crimeia.

Referencia onde encontrei: https://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia


Tipos de gráficos: cientifico/técnico/educativos






Resumo da aula do dia 10/04/2017

Nossa aula se deu inicio com o nosso professor Fenando Silvio Pimentel, com as apresentações dos grupos com seus projetos, o primeiro que apresentou foi o nosso grupo com o tema Alimentação Saudável, 
nós eramos na quilo que não sabíamos fazer, como disse o nosso professor, no Objetivo geral: pois não começamos com verbos no infinitivo, e obrigatoriamente teria que ter sido feitas 3 perguntas. O que, por que e para que? e que nos objetivos específicos teria que responde-las.
E também eramos na autoavaliação. em vez de fazer uma autoavaliação para os alunos eles mesmo se avaliarem, fizemos uma avaliação do projeto todo.

O segundo grupo que apresentou foi o grupo com o tema: Literatura infantil, eles não apresentaram com slides mas sua proposta foi legal.

o terceiro grupo apresentou-se com o tema Viagem Virtual,onde se dava em Minas gerais nas cidades de Ouro Preto e Mariana. também muito interessante o projeto, porem o professor só ressaltou um detalhe Imprescindível, foi que quando se faz um projeto a Linguagem tem que ser Técnica.

Logo mais nos deu uma tarefa para sala de aula:


1) Pesquisar o que é infografia, como usar para dar aula e poste no blog de sua dupla.

2) Elaborar um infográfico sobre o capítulo: Aprendizagem Digital: implicações do uso das TDIC como estratégia de aprendizagem

Mas infelizmente a internet não nos ajudou eu particularmente só consegui fazer a pesquisa.

domingo, 9 de abril de 2017

Relatório dos artigos referente a blogs

1. De acordo com Vásquez (2007) os professores têm um grande desafio, de natureza contínua, o de trabalhar para aprendizes. No exercício deste serviço, deve lançar mão de todos os elementos e recursos tecnológicos oferecidos por esta sociedade. Ferramentas ímpares com inegável potencial. Destaca, assim, os Blogs como um meio poderoso e inovador, que se tornou um fenômeno mundial, sendo este usado em diversas áreas, com apreço na Educação, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho Pedagógico, tornando-se uma poderosa e consagrada Medioteca, para todos que fazem uso dela.

VÁSQUEZ, Cesar- Blog em Educación: uma Herramienta de Construcción Social del Conocimiento. Tise 2007 (Volume 03).

2. Leopoldo Mercado (2010) afirma que o uso do blog em contexto de formação, apontou uma grade contribuição, por meio de recursos tecnológicos. Porém é necessário uma melhor qualificação para os professores, com novas propostas pedagógicas, para tornar as aulas mais dinâmicas com o uso dos recursos da internet. O autor realiza formação, com metodologia que envolve e estimula o aluno. Analisa que o blog foi utilizado como um ambiente cooperativo, num misto de ensino/aprendizagem. Afirma que as TICs, é um recurso que bem aplicada pode (re)aproximar, professores e alunos.

LEOPOLDO MERCADO, Luis Paulo- Blog como Espaço de Integração de Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente no Ensino Superior. Tise 2010 (Volume 06).

3. Segundo Lúcia Caldeira Et all. (2015), o blog possui várias maneiras de ser explorado, como repositório de informações, fonte de pesquisa, expositor de trabalhos, estudos para aula invertida, espaço de comunicação e interação, e diário de aprendizagem. Segundo a autora o blog foi bem aceito por os alunos. Poder mostrar seus trabalhos para o mundo incentivou os alunos e precisou também que eles organizassem seus trabalhos, tivesse atenção quanto o uso correto da linguagem e desenvolvendo habilidades de escrita.
O fato de ter uma ferramenta tecnológica como forma de estudo fica mais interessante umas vez que os alunos tem acesso a links, vídeos e até reprodução das aulas. Algumas dificuldades também foram encontradas, acredita-se que o não uso das TICs na formação profissional e a falta de incentivo da parte da escola cria uma certa rejeição ao uso da ferramenta tecnológica.

LÚCIA CALDEIRA, Mara; FERREIRA DA SILVA, Mônica e CALDEIRA MAGDALENA, Michele- Blogs na área de educação: inovação, conhecimento e aprendizagem. Tise 2015 (Volume 11).

4. De acordo com Rita Maenza, o ensino ajuda a pensar e explicar como os diversos recursos tecnológicos devem ser utilizados. Tem como objetivo promover  situações  de ensino-aprendizagem para alcançar os alunos. Nos últimos tempos, foi realizada uma grande quantidade de trabalhos e pesquisas, porém ainda ha falta de relações estabelecidas entre os elementos que formam cobertura da mídia sobre o ato e ensino.
A autora relata que o professor  pode ter as ferramentas  necessárias para refletir sobre seu próprio ensino. O trabalho revela as porcentagens dos professores que trabalham com blogs como os alunos interagem. Além dos blogs, ha outras ferramentas utilizadas como meio de comunicação para o ensino. Este trabalho abre novas linhas  de pesquisa de implementações on-line estabelecendo novas praticas educativas  utilizando blogs e outras ferramentas da web.

RITA MAENZA, Rosa- Analizando los Edublogs. Una propuesta de representación visual para la investigación. Tise 2014 (Volume 10).

5. Gomes e Fraga (2013) começam falando de um projeto em sala de aula, e como os alunos lidaram com o mesmo, eles tiveram dificuldades com o idioma (inglês). O blog permitiu que os alunos se tornassem conscientes de que os softwares também poderiam ser usados como recursos de aprendizagem.
Era notável que todos os blogs eram diferentes e que os alunos realmente se esforçavam, procuravam seus professores para saber onde poderiam melhorar. Os temas tratavam de coisas sérias como a preservação/destruição do meu ambiente e a economia.
Esse artigo mostra que com as tecnologias atuais e professores que instigam seus discentes a buscar conhecimento, os mesmos buscam e vão além. Esse método de ensino muda a vida das pessoas e as relações interescolares.

SALCEDO GOMES, Raquel e MORAES FRAGA, Dinorá- Syncretic texts and digital literacies: blogging in teaching EFL at the public school. Tise2013 (Volume 09).


6. Para Santarosa e Et. al  (2012) os Blogs constituem uma eficiente ferramenta de interação social, viabiliza a aprendizagem, o desenvolvimento e a emancipação dos usuários com determinadas deficiências. Seu poder interacional é, claramente, observado, também, na produção coletiva de conteúdos, e no desenvolvimento de discussões promovidas pela inserção de comentários. Sendo acessível a qualquer grupo de usuários, promovendo de modo indireto, o aprendizado, e a inclusão social.

COSTI SANTAROSA, Lucila Maria; DE OLIVEIRA BASSO, Lourenço e CONFORTO, Débora - Blog acessível potencializando a autoria de pessoas com deficiência. Tise 2012 (Volume 08).



Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico

Também denominado PROPOSTA PEDAGÓGICA, é a síntese dos princípios, diretrizes e prioridades estabelecidas pela equipe escolar a partir dos objetivos educacionais e da definição dos resultados a serem atingidos, sempre voltados para a melhoria da aprendizagem dos alunos e do desempenho da escola.

A proposta pedagógica deve ser elaborada a partir das informações obtidas junto à comunidade (variáveis exógenas, ou seja, exteriores à escola) e junto à própria escola (variáveis endógenas, ou seja, informações internas, a serem fornecidas por todos os que trabalham e convivem no ambiente escolar (alunos, professores, direção, pais e todos os funcionários).

Os objetivos e metas do PROJETO PEDAGÓGICO devem ser elaboradas a partir das necessidades, limitações, expectativas e potencialidades da comunidade, dos alunos, da equipe escolar, levando em conta os recursos pedagógicos e materiais existentes na escola.

Deve conter, no mínimo, as seguintes informações:

- as competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver
- os conceitos integradores e os conceitos significativos
- os contextos significativos
- as informações e conhecimentos anteriores que possuem, tanto os alunos quanto os professores
- os materiais e procedimentos a serem utilizados
- a organização do espaço e as relações na sala de aula
- as relações interpessoais
- a organização do tempo
- os projetos a serem desenvolvidos.

No Ensino Fundamental, o PROJETO PEDAGÓGICO deve ter como objetivo a formação do cidadão, fornecendo ao aluno, ainda, subsídios necessários à sua melhor inclusão social.

Para o Ensino Médio, além do reforço da consciência cidadã, deve-se preparar o aluno para as incertezas e a provisoriedade da vida social atual e especificamente a vida profissional, além de trabalharmos, junto a eles, a formação de atitudes para o trabalho


http://www.conteudoescola.com.br/projetoproposta-pedagogica/53