CONCEITUANDO "PEDAGOGIA DE PROJETOS"
A origem da palavra projeto deriva do
latim projectus, que significa algo lançado para frente é sair de onde se
encontra em busca de novas soluções. O trabalho com projetos constitui uma das
posturas metodológicas de ensino mais dinâmica e eficiente, sobretudo pela sua
força motivadora e aprendizagens em situação real, de atividade globalizada e
trabalho em cooperação.
O ato de projetar requer abertura para o desconhecido, para o
não-determinado e flexibilidade para reformular as metas à medida que as ações
projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas.
A Pedagogia de Projetos é a construção
de uma prática pedagógica centrada na formação global dos alunos. Para que os processos de aprendizagem
aconteçam nessa perspectiva, porém, é necessário que haja uma alteração
profunda na forma de compreensão e organizar o conhecimento. Essa alteração
supõe uma redefinição não apenas dos conteúdos escolares, mas também dos
tempos, espaços e processos educativos, bem como do agrupamento de alunos, ou
seja, daquilo que conhecemos por classe ou turma, e que se constituiu
historicamente como a unidade organizativa do trabalho escolar.
PEDAGOGIA DE PROJETOS: MÉTODO OU
POSTURA PEDAGÓGICA?
Não
podemos entender a prática por projetos como uma atividade meramente funcional,
regular, metódica. A Pedagogia de Projetos não é um
método, pois a idéia de método é de trabalhar com objetivos e conteúdos
pré-fixados, pré-determinados, apresentando uma sequencia regular, prevista e
segura, refere-se à aplicação de fórmulas ou de uma série de regras.
Trabalhar por meio de Projetos é
exatamente o oposto, pois nele, o ensino-aprendizagem se realiza mediante um
percurso que nunca é fixo, ordenado. O ato de projetar requer abertura para o
desconhecido, para o não-determinado e flexibilidade para reformular as metas e
os percursos à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e
dúvidas.
Fernando Hernández (1998) vem
discutindo o tema e define os projetos de trabalho não como uma metodologia,
mas como uma concepção de ensino, uma maneira diferente de suscitar a
compreensão dos alunos sobre os conhecimentos que circulam fora da escola e de
ajudá-los a construir sua própria identidade. O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e
aprendizagem e, conseqüentemente, na postura do professor. Hernández (1988)
enfatiza ainda que o trabalho por projeto não deve ser visto como uma opção
puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola.
Leite (1996) apresenta os Projetos de Trabalho não como uma nova técnica, mas
como uma pedagogia que traduz uma concepção do conhecimento escolar.
Em se tratando dos conteúdos, a
pedagogia de projetos é vista pelo seu caráter de potencializar a interdisciplinaridade.
Isto de fato pode ocorrer, pois o trabalho com projetos permite romper com as
fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as
diferentes áreas de conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem.
A Pedagogia de Projetos é um meio de
trabalho pertinente ao processo de ensino-aprendizagem que se insere na
Educação promovendo-a de maneira significativa e compartilhada, auxiliando na
formação integral dos indivíduos permeado pelas diversas oportunidades de aprendizagem
conceitual, atitudinal, procedimental para os mesmos. Os projetos de trabalho
não se inserem apenas numa proposta de renovação de atividades, tornando-as
criativas, e sim numa mudança de postura que exige o repensar da prática
pedagógica, quebrando paradigmas já estabelecidos.
Possibilita que os alunos, ao
decidirem, opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o
social, formando-se como sujeitos culturais e cidadãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário