terça-feira, 28 de março de 2017

Aurasma - realidade aumentada

Olá pessoal a aula do dia 20/03/2017  foi maravilhosa com a descoberta do Aurasma usando a realidade aumentada. Foi mágico! não foi mesmo, foi tecnologia que aprendemos através das aulas de tics e nos próximos dias tempos um projeto fantástico aguardem, estamos preparando...

olha ai uma das imagens em que fizemos com a realidade aumentada


Fizemos outra mas enfelismente não estou com ela agora no momento

quarta-feira, 15 de março de 2017

Realidade Aumentada

   É uma técnica utilizada para unir o mundo real com o virtual, através da utilização de um marcador, webcam ou de um smartphone (IOS ou Android), ou seja, é a adição de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário em tempo real com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais.

   Ela funciona de diversas formas, uma delas, a mais usada, funciona através do reconhecimento de um símbolo que chamamos de marcador.
O software processa a imagem captada por uma câmera ligada ao computador e identifica o posicionamento do símbolo, em seguida, o software disponibiliza um objeto virtual, que é a realidade aumentada, com base neste posicionamento.
    Muito usada no mundo dos games e no cinema, a realidade aumentada vem se transformando em uma importante tecnologia educacional. Com alto impacto visual, ela traz para o usuário a possibilidade de mesclar cenários virtuais e reais para que se tenha acesso a conteúdos tridimensionais interativos e experiências mais completas, tudo isso por meio de dispositivos como tablets, smartphones e óculos inteligentes. A experiência educacional oferecida pela realidade aumentada proporciona que o aluno visualize o seu próprio ambiente, como a sala de aula, mesclado a gráficos, animações e dados. Esta possibilidade abre um grande leque de possibilidades didáticas. É possível direcionar o smartphone para um mapa geográfico e ter acesso a informações complementares ou ver, sobre o livro didático, uma animação completa que mostra a relação entre os anticorpos e as células estranhas ao corpo humano.

   Com os avanços das tecnologias, o professor, tem que cada vez mais acompanhar esses desenvolvimentos, por isso,  mostraremos alguns aplicativos que irão auxiliar-los na sala de aula.




                                                 Remind
                                     
O Remind trouxe uma forma prática e muito eficiente de entrar em contato com pais e alunos. Com ele, você cria as mensagens e elas chegam nos telefones dos destinatários.
O melhor de tudo é que os que recebem não têm acesso ao seu número de telefone e outros dados. Além disso, os professores podem visualizar quais destinatários receberam.

                                          Evernote

Evernote funciona como uma espécie de bloco de notas onde é possível fazer anotações, colocar imagens, vídeos, fazer listas e controlar despesas e similares. É praticamente um assistente pessoal que pode te ajudar a organizar todo o conteúdo que você utiliza nas aulas. É um dos aplicativos de maior sucesso com essa função.

                                         TeacherKit

Com esse aplicativo você pode controlar todos os dados dos seus alunos, como frequência, notas, informações sobre comportamento e outros detalhes. É uma forma simples e completa de organizar as informações de cada estudante.


                                        Educreations

Educreations permite que o professor crie imagens e animações, inclusive com sons, para compartilhar com os alunos em tablets ou lousas digitais. É uma ferramenta muito completa que deixa a aula mais dinâmica e interativa. Os alunos adoram!


                                             Quizlet

Esse aplicativo permite criar, compartilhar e encontrar cards sobre diversos assuntos. É uma forma prática e muito divertida de se atualizar e de encontrar diferentes formas de apresentar temáticas.


                                                   TED
                                                         
Com o TED, você encontrará uma infinidade de vídeos e conteúdos sobre os mais diversos assuntos. São histórias inspiradoras, que com certeza te ajudarão a preparar aulas e a achar recursos para a utilização com os alunos.


                                         Star Chart

Com o Star Chart, você terá um planetário no smartphone. Ele permite, por localização via GPS, que você mostre aos alunos quais constelações estão ali, no local onde estiverem, naquele momento. Os recursos não param por aí e você terá um guia completo sobre os astros.

Viu, só? São diversas as possibilidades, tanto para organização do dia a dia do professor quanto para auxílio na preparação de aulas e busca de conteúdos.
Educação e tecnologia unidos por meio de aplicativos para professores deixarão a aula mais dinâmica e atraente!





segunda-feira, 13 de março de 2017

Resumo da aula dia 13/03/2017

   Boa tarde, 
A aula  hoje teve algumas correções, que nos servirá para aprendizagem, mas antes nosso professor na aula anterior tinha nos solicitado uma tarefa, onde iríamos fazer uma webquest, ele nos perguntou como foi nosso desenvolvimento ao fazermos a webquest? alguns alunos se posicionaram e falaram que sentiram algumas dificuldades. ao apresentarmos nossa tarefa, infelizmente não foi tão desejosa a apresentação, mas, foi mais um aprendizado em nossa longa carreira que iremos percorrer. Apos a apresentação, nos foi incumbido uma tarefa dessa vez estudarmos o que é Aurasma e fazermos um para próxima aula.

Projeto Webquest

Como solicitado pelo professor Fernando Pimentel,fizemos um projeto em grupo com tema "Higiene e Saúde", segue o link: http://projetowebquestufal.blogspot.com.br/

segunda-feira, 6 de março de 2017

Breve Comentário da Aula

                          A aula de hoje 06/03/2017
    Resumiu-se em, comentários sobre a pesquisa que fizemos semana passada, com os professores referente aos usos das TICs. Uma das frases em que o nosso professor falou, que chamou-me atenção foi " Que várias escolas tem a tecnologia mas a metodologia continua a mesma" (arcaica) e realmente foi o que constatamos em nossa pesquisa. Precisamos compreender, que a pedagogia deve ser inventiva e que a tecnologia não é para transmitir é para transformar. Foi explicado o que é Pedagogia de Projetos e Webquest, finalizando o nosso professor passou uma tarefa para criarmos uma Webquest.


sábado, 4 de março de 2017

Pedagogia de Projetos



               
CONCEITUANDO "PEDAGOGIA DE PROJETOS"


   A origem da palavra projeto deriva do latim projectus, que significa algo lançado para frente é sair de onde se encontra em busca de novas soluções. O trabalho com projetos constitui uma das posturas metodológicas de ensino mais dinâmica e eficiente, sobretudo pela sua força motivadora e aprendizagens em situação real, de atividade globalizada e trabalho em cooperação.
   O ato de projetar requer abertura para o desconhecido, para o não-determinado e flexibilidade para reformular as metas à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas.
A Pedagogia de Projetos é a construção de uma prática pedagógica centrada na formação global dos alunos.         Para que os processos de aprendizagem aconteçam nessa perspectiva, porém, é necessário que haja uma alteração profunda na forma de compreensão e organizar o conhecimento. Essa alteração supõe uma redefinição não apenas dos conteúdos escolares, mas também dos tempos, espaços e processos educativos, bem como do agrupamento de alunos, ou seja, daquilo que conhecemos por classe ou turma, e que se constituiu historicamente como a unidade organizativa do trabalho escolar.


PEDAGOGIA DE PROJETOS: MÉTODO OU POSTURA PEDAGÓGICA?

      Não podemos entender a prática por projetos como uma atividade meramente funcional, regular, metódica. A Pedagogia de Projetos não é um método, pois a idéia de método é de trabalhar com objetivos e conteúdos pré-fixados, pré-determinados, apresentando uma sequencia regular, prevista e segura, refere-se à aplicação de fórmulas ou de uma série de regras.
   Trabalhar por meio de Projetos é exatamente o oposto, pois nele, o ensino-aprendizagem se realiza mediante um percurso que nunca é fixo, ordenado. O ato de projetar requer abertura para o desconhecido, para o não-determinado e flexibilidade para reformular as metas e os percursos à medida que as ações projetadas evidenciam novos problemas e dúvidas.
  Fernando Hernández (1998) vem discutindo o tema e define os projetos de trabalho não como uma metodologia, mas como uma concepção de ensino, uma maneira diferente de suscitar a compreensão dos alunos sobre os conhecimentos que circulam fora da escola e de ajudá-los a construir sua própria identidade.               O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, conseqüentemente, na postura do professor. Hernández (1988) enfatiza ainda que o trabalho por projeto não deve ser visto como uma opção puramente metodológica, mas como uma maneira de repensar a função da escola. Leite (1996) apresenta os Projetos de Trabalho não como uma nova técnica, mas como uma pedagogia que traduz uma concepção do conhecimento escolar.
  Em se tratando dos conteúdos, a pedagogia de projetos é vista pelo seu caráter de potencializar a interdisciplinaridade. Isto de fato pode ocorrer, pois o trabalho com projetos permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas de conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem.
  A Pedagogia de Projetos é um meio de trabalho pertinente ao processo de ensino-aprendizagem que se insere na Educação promovendo-a de maneira significativa e compartilhada, auxiliando na formação integral dos indivíduos permeado pelas diversas oportunidades de aprendizagem conceitual, atitudinal, procedimental para os mesmos. Os projetos de trabalho não se inserem apenas numa proposta de renovação de atividades, tornando-as criativas, e sim numa mudança de postura que exige o repensar da prática pedagógica, quebrando paradigmas já estabelecidos.
   Possibilita  que os alunos, ao decidirem, opinarem, debaterem, construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais e cidadãos.

Mapa conceitual da WEBQUEST